domingo, 1 de abril de 2012

Etiópia : Um país de superação e grandes campeões.


 Por :Kerindê Hilário





A Etiópia ,oficialmente chamada de República Federal Democrática da Etiópia é a segunda nação mais populosa da África.Com uma história de muitas guerras  políticas, religiosas e étnicas, internas e externas e principalmente o imperialismo europeu sobre as nações africanas, tornou-se um país pobre com sérios problemas em sua estrutura.


Atualmente o esporte tem destacado a Etiópia, principalmente no atletismo.Bekoji, uma cidade de 15 mil habitantes que fica no estado de Oromia, no centro do país, foi visitada na reportagem acima por ser um  celeiro de grandes atletas.Para formação e desenvolvimento desses "grandes campeões" é preciso minimamente de uma pequena estrutura  e nesse ponto aparece o grande problema não apenas Etíope, mas como de toda a áfrica.

Fome,miséria , pobreza e uma expectativa de vida baixíssima de apenas 50 anos são os verdadeiros adversários desses esportistas. A cidade de Bekoji já revelou 22 medalhistas mundias e olímpicos como a atleta Tirunesh Dibaba que hoje mudou-se para capital Adis Adeba justamente a procura de uma melhor estrutura.Interessante é como os técnicos incentivam esses jovens não apenas a treinar , mas também  a estudar  para a formação acadêmica desses jovens e logo diminuir as taxas de analfabetismo que são altas na região. 

Além de virarem grandes estrelas do esporte , os grandes atletas desenvolvidos na Etiópia saem da miséria e passam a ter uma excelente condição de vida , assim como seus familiares.Isso demonstra o quanto o esporte ajuda no desenvolvimento econômico desse povo que já fora muito rico e próspero.


UM LINK ABAIXO DE ALGUMAS CURIOSIDADES E UM POUCO DA HISTÓRIA DO PAÍS.

Um comentário: