segunda-feira, 28 de maio de 2012

Arábia cria comitê para permitir a prática de esportes entre as mulheres.












Fonte : GLOBOESPORTE.COMArábia Saudita
POR : KERINDÊ
Apesar da forte oposição dos religiosos conservadores à atividade esportiva do sexo feminino, o jornal Al-Watan informou neste sábado que a Arábia Saudita criou um comitê ministerial para permitir a prática esportiva entre as mulheres em seus respectivos clubes
Alto funcionário da Presidência Geral da Previdência da Juventude da Arábia Saudita, Abdullah al-Zamil afirmou que a comissão foi formada para acabar com o "caos" em torno da presença de mulheres em clubes desportivos.
"A missão do comitê é focado na construção de um sistema para esses clubes", anunciou o jornal, de propriedade de um membro da família real saudita.
Um membro do corpo superior chegou a alegar em 2009 que meninas não deveriam praticar esportes para não perder a virgindade. Enquanto nas escolas privadas as meninas são autorizadas a fazer aulas de educação física, nas escolas estatais elas são proibidas de praticar esportes.
A Presidência Geral da Previdência da Juventude só regula clubes masculinos e recentemente foi citado dizendo que não iria apoiar as mulheres da delegação da Arábia Saudita nas Olimpíadas. Provável representante do país em Londres, Dalma Malhas passou por isso quando defendeu a Arábia Saudita nas Olimpíadas júnior de Singapura, em 2010, sem qualquer tipo de apoio.
As proibições na Arábia Saudita não se restringem apenas à prática esportiva. As mulheres sauditas também são proibidas de dirigir e precisam da permissão de um parente do sexo masculino para trabalhar, viajar ou abrir uma conta bancária.

---------------------------------------------------------------------------------
 SER MULHER NO ORIENTE MÉDIO É MUITO DIFERENTE DO QUE SER MULHER EM QUALQUER OUTRA PARTE DO MUNDO.ATÉ NO CENÁRIO ESPORTIVO ESSE POVO É EXTREMAMENTE RIGOROSO QUANDO SE TRATA DO SEXO FEMININO.SEGUNDO O PENSAMENTO ÁRABE " A INFERIORIDADE DA MULHER É IMUTÁVEL ".NO CASO DA ARÁBIA SAUDITA O PROBLEMA É AINDA MAIS DELICADO , POIS  AS MULHERES NÃO PODEM FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E EM ANO DE JOGOS OLÍMPICOS, MESMO COM ATLETAS CLASSIFICADAS, O PAÍS SE RECUSA A LEVAR ATLETAS FEMININAS EM SUA DELEGAÇÃO. É COMPLICADO ENTENDER E ACEITAR EM PLENO SÉCULO XXI ESSE TIPO DE POLÍTICA DITATORIAL E PRECONCEITUOSA.TALVEZ O ESPORTE E A CRIAÇÃO DESTE COMITÊ SIRVA COMO UM PRIMEIRO PASSO PARA O AVANÇO NESSA LUTA PELA LIBERTAÇÃO DELAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário