quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Cultura do Esporte e o Legado da China - Beijing 2008


Por: Caroline Costa


Aos olhos do mundo, a China é bem conhecida como uma nação de vasta representação histórica, com uma civilização fascinante e desenvolvida há milhares de anos. O que poucas pessoas sabem é que, na China, os esportes contam com um histórico tão rico e honorável quanto a própria civilização.
Relíquias antigas encontradas em sítios arqueológicos indicam que a prática dos esportes e dos exercícios de condicionamento físico já eram comuns ao povo chinês, num período que resgata de 4 a 10 mil anos de história. Atividades físicas como o uso do arco e flecha (shejian) e o levantamento de peso (juding) encontram registros na remota Dinastia Zhou Ocidental (1,066 AC- 771) e demonstram evidente identificação com os conceitos de Esporte na atualidade.

Durante milênios de história na China, os esportes cresceram em harmonia com o desenvolvimento econômico, político e militar. Uma ampla variedade de atividades esportivas ganhou popularidade, de maneiras distintas, em vários períodos. Muitos foram os nomes adotados, de acordo com as localidades em que os esportes eram praticados e com as propostas que estes traziam.


Esportes de desempenho e entretenimento como a esgrima e o touhu (disparo de flechas em jarros de vinho) eram comuns nas primaveras e outonos do Período das Guerras de Estados (770-221 AC). O tão aclamado futebol brasileiro deve celebrar suas raízes no cuju, que ao lado do baixi (precursor da ginástica acrobática) teve suas origens registradas na Dinasia Han (206 AC- 220). O polo ou jiju encontra registros na Dinastia Tang (618-907) e os bingxi 
(jogos no gelo), na Dinastia Qing (1644-1911).


O interesse pelo condicionamento físico e mental encontrou no daoyin a chave para um dos maiores legados da Cultura do Esporte na China para o mundo. Os exercícios físicos e de respiração combinados com a auto-massagem e o wuqinxi (forma dos cinco animais), desenvolvidos na Dinastia Han, representam hoje um dos maiores tesouros mundiais no sentido do aprimoramento físico e mental: a Arte Marcial Chinesa ou wushu.
Os esportes na China Antiga experimentaram extrema riqueza e diversificação. Com características próprias do charme oriental, do compromisso com a saúde, dos valores terapêuticos e de entretenimento, os esportes constituem uma unidade fundamental da civilização chinesa.


Hoje, num contexto de tecnologia, com o complemento científico nas práticas desportivas em caráter global, o entendimento do legado do esporte como um tesouro da humanidade encontra-se realçado.
Em 2008, este que é o maior espetáculo do mundo terá como cenário a fabulosa cidade de Beijing, capital da nação que é um dos maiores berços do ideal olímpico. Os Jogos da XXIX Olimpíada acontecem de 8 a 24 de agosto do próximo ano, abrigando as 28 modalidades de verão previstas no programa do Comitê Olímpico Internacional. De acordo com o Comitê Olímpico Chinês (http://en.olympic.cn/index.html), aproximadamente 10.500 atletas são esperados para participar das competições e cerca de 20 mil profissionais da imprensa estarão envolvidos na transmissão global do evento.


Escrever história é resgatar tradições. Fazer história é unificar os povos do globo em nome da paz, do respeito e da amizade. Isso é possível, quando os cinco continentes se abraçam, na ocasião dos Jogos Olímpicos Mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário